Na sexta-feira, 10, a Cia da Ração comemorou seus 18 anos e em parceria com o Centro de Zoonoses realizou ação com serviços veterinários gratuitos no conjunto São Cristóvão, em Fortaleza. A ação aconteceu das 8 às 16 horas e contou com vacinação antirrábica, teste de calazar, vermifugação, orientação veterinária e distribuição de brindes com senhas limitadas. No local também aconteceu feira de adoção de cães e gatos.
Segundo Mazinho, proprietário do estabelecimento, a loja foi inaugurada em 2006, e tem histórico de ações voltadas ao bem estar dos bichos, como a oferta de ração e água na loja para animais de rua e procedimentos de baixo custo para tutores de baixa renda. Em 2016, o fundador Francisco Helemar (Mazinho) decidiu abrir uma clínica veterinária para atender à demanda da população do bairro e adjacências, que não contava com estabelecimentos do tipo na região.
“E cada vez mais retribuímos o que esses animais nos deram. Sempre vinha cães e gatos pedir comida, alguns ficaram como nossos mascotes, onde são cuidados e castrados. Então decidimos deixar o cantinho Ração e água deles diariamente. Aparece gatos e principalmente cães de todos os lugares para comer e depois seguem seus destinos. Alguns sempre aparecem no mesmo horário”, conta Mazinho.